Ressonância Magnética

  1. Home
  2. »
  3. Ressonância Magnética

Qual seria a melhor maneira de visualizar o interior do corpo humano?

Conectando-se o aparelho de ressonância magnética de alto campo/1,5T a um computador, fornece “fotografias” tão nítidas do interior do corpo que permitem ao médico ter uma excelente visão dele. Ainda mais: pode virtualmente fatiá-lo e fornecer?”fotografias” de cada uma dessas fatias. Assim, a ressonância magnética tornou-se um dos melhores exames a ser realizado para diagnostico (além do mais sem uso de radiação ionizante não oferecendo nenhum tipo de risco ao paciente) fornecendo imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético.

O que esperar durante o exame?

O exame é realizado por um tecnólogo em radiologia sob supervisão de um médico especialista. O técnico de enfermagem fará algumas perguntas e lhe explicará sobre como proceder na realização do exame.

Procedimentos do exame

– O paciente não deve se mexer durante todo o exame, mas pode se comunicar com o médico para pedir ou receber instruções ou relatar o que estiver sentindo.

– A roupa usada no exame não pode conter metais (como botões e fivelas).

– Alfinetes, grampos de cabelo e zíper de metal podem distorcer as imagens da ressonância magnética e também devem ser retirados.

– Aparelhos e objetos como cartazes de crédito, relógios, óculos, aparelhos de surdez, celulares, próteses ortodônticas móveis e piercings devem ser retirados, mas aparelhos ortodônticos fixos não representam riscos para o paciente, embora possam prejudicar a qualidade das imagens.

– Antes do exame devem ser informados ao médico, para que ele decida sobre a possibilidade ou não do exame, o uso de clipes de aneurismas cerebrais, marca-passos cardíacos, prótese coclear, fragmentos de metal no corpo, implantes oculares etc.

– Outros dispositivos, como DIU, clipes de cirurgias da vesícula, válvulas cerebrais, implantes ortopédicos e stents vasculares implantados há mais de seis semanas podem ser admitidos sem problemas.

– Por medida de segurança a mulheres grávidas só devem se submeter ao exame depois da 12ª semana de gravidez. Não são conhecidos malefícios para a mãe ou para o feto mesmo nas ressonâncias realizadas antes desse período.

– Em alguns exames vasculares é necessária a aplicação de um contraste venoso (gadolídeo), geralmente inócuo.

– Exames anteriores devem ser informador e se possível trazer os seus resultados

Há situações em que o exame não pode ser realizado (contra-indicações)