Raio-X

O que é?
É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade “tirar uma fotografia” de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia.

Como é feito
O paciente e a máquina que irá fazer o exame são posicionados de acordo com o local do corpo a ser examinado. O técnico que realiza o procedimento dá orientação ao paciente sobre o que fazer antes, durante e depois do registro da imagem. Por vezes É necessário respirar fundo, prender a respiração ou manter uma determinada posição por alguns segundos, para o melhor registro da imagem. Os raios emitidos pela máquina não machucam. Eles passam através do corpo e “marcam”? uma placa sensível, gerando a imagem do local desejado.

Preparo
Dependendo do local do exame é necessário tirar a roupa e acessórios (brincos, piercings, relógio, colar, etc.) que possam bloquear a passagem dos raios X e interferir na precisão do exame. Grávidas devem informar seu estado para receber a proteção adequada ao feto durante o exame.

Tipos de exames
Todos os tipos de exames de músculos esqueléticos com e sem contraste. Além de oferecer exames com urografia, transito intestinal entre outros.

Análise
O resultado da radiografia é dado sob a forma de laudo, emitido pelo médico radiologista, que descreverá as alterações encontradas. O filme da radiografia também deve ser fornecido ao paciente.

Contra indicações
Gestantes.