Eletrocardiograma

O que é
O eletrocardiograma, como o próprio nome sugere, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão.

Para que serve
O eletrocardiograma é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo ao médico identificar arritmias cardíacas (alterações do ritmo do coração) e distúrbios na condução elétrica deste órgão.

Como é feito
O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. O paciente deve deitar-se numa maca, de barriga para cima, tendo ao lado o pequeno aparelho que constitui o eletrocardiógrafo. O paciente recebe eletrodos em regiões predeterminadas no peito, nos braços e nas pernas. Cada batimento do coração é captado pelos eletrodos, enviado a uma máquina que registrada os sinais em um papel, com o auxílio de agulhas.

Preparo
Não existe preparo específico. Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.

Análise
A análise é feita por um médico especializado para que tenha uma melhor resolução das análises gráficas cardíacas.